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Ouvidoria da ANEPS reforça crédito seguro

 

 Ouvidoria da ANEPS reforça crédito seguro

Consumidor deve estar atento para a escolha da instituição financeira ou correspondente e para as melhores taxas de juro do mercado

A redução das taxas de juros dos empréstimos, promovida pelas instituições financeiras nos últimos meses, está entre os fatores que podem impulsionar a contratação de crédito. No entanto, o consumidor deve observar alguns critérios antes de contratar empréstimos, entre eles a idoneidade da instituição ou da Promotora do correspondente de crédito, além da comparação entre as taxas de juro oferecidas, avalia Mário Rinaldini, Ouvidor da ANEPS - Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País.

O executivo acredita que embora a procura por crédito aconteça em menor nível que no passado, a tendência é de fortalecimento do crédito consignado e das linhas de produtos oferecidas a aposentados e pensionistas. “Nesse caso, é fundamental que o consumidor fique atento para saber se a instituição financeira ou o correspondente escolhido possuem credibilidade no mercado”, afirma.

Ele observa, ainda, que uma das atribuições da Ouvidoria da ANEPS é justamente oferecer à sociedade a garantia de ética e transparência, importantes pilares no desenvolvimento do setor, com base nos princípios de Governança Corporativa da associação e com foco na inclusão social e financeira, em especial para as classes menos favorecidas. “A Ouvidoria deve estar sempre à disposição dos consumidores, bancos, correspondentes, promotores e de todos que se sentirem prejudicados ou insatisfeitos, com a finalidade de zelar para que a associação atue com eficiência e mantenha crescente o prestigio de confiabilidade perante seus associados”, reforça.

Além de reforçar a regulação de seus associados, o papel da Ouvidoria da ANEPS é qualificar ainda mais o programa de certificação da associação, voltado aos profissionais da área de crédito e lançado há um ano. “É fundamental que nossos associados sigam o Código de Ética e Conduta. O nosso trabalho segue as prerrogativas do Código de Defesa do Consumidor e está em linha com as resoluções do Banco Central do Brasil”, aponta.

Todas as reclamações e denúncias encaminhadas à Ouvidoria são avaliadas pela ANEPS, que poderá abrir processos administrativos com penalidades que vão desde a advertência até a cassação dos registros e da certificação. Os resultados ficarão abertos para consulta pública.

Para entrar em contato com a Ouvidoria (reclamações, sugestões ou denúncias) basta ligar 0800 777 4654, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h, ou enviar um email para ouvidoria@aneps.org.br. O site da ANEPS, www.certificacaoaneps.com.br, também disponibiliza a lista de promotores certificados para consulta.

Sobre a ANEPS

Fundada em 2001, a ANEPS – Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País Prestadoras de Serviços ao Consumo – atua na defesa do desenvolvimento e da organização do segmento que envolve os correspondentes e as empresas promotoras de crédito no País.

Em dez anos de atuação, a entidade tem obtido o reconhecimento do mercado por estabelecer canais de diálogo com entidades representativas de diversos segmentos da economia.

As empresas Prestadoras de Serviços ao Consumo, ou Promotoras de Crédito, surgiram para atender à demanda do mercado, que precisava de um canal comercial apropriado para modernizar e racionalizar sua estrutura de atendimento na intermediação e encaminhamento das propostas de crédito.

A partir de sua atuação, o acesso ao crédito à população que não possui conta bancária ou que mora em regiões distantes dos grandes centros foi ampliado. Hoje, a ANEPS representa 282 140 promotoras de crédito que respondem por 85% das transações de crédito no país e atuam de acordo com a legislação vigente e o Código de Defesa do Consumidor.

Atendimento à Imprensa:

Rouxinol Assessoria em Comunicação

Isabel Munhoz Silvares e Fabiana Paloro

Fone: (11) 4301.9240/9241

e-mail: rouxinol@rouxinolcomunicacao.com.br

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