Notícias Notícias

Banco Central lança consultas públicas sobre fintechs

Propostas de resolução do órgão serão apresentas nesta tarde - 30 de Agosto de 2017

fintech.jpg

Na tarde de hoje, 30, o diretor de Regulação do Banco Central (BC) Otávio Damaso apresentará à imprensa duas novas propostas de resolução do órgão, em sintonia com a Agenda BC+, que serão submetidas a consulta pública. Essas medidas estão voltadas para empresas que empregam intensivamente tecnologia no mercado de crédito, conhecidas como fintechs de crédito.
 
Uma dessas soluções trata dos critérios contábeis para classificação, mensuração e reconhecimento de instrumentos financeiros pelas instituições financeiras. A medida visa reduzir assimetrias entre o padrão contábil estabelecido no plano contábil das instituições do Sistema Financeiro Nacional (Cosif) e as melhores práticas reconhecidas internacionalmente.
 
A segunda proposta aborda a constituição e o funcionamento da sociedade de crédito direto e da sociedade de empréstimo entre pessoas, além de disciplinar a realização de operações de empréstimos entre pessoas por meio eletrônico.
 
No dia 15 de agosto, em evento sobre fintechs realizado em São Paulo (SP), Damaso havia adiantado que orientações da instituição nesse campo estavam prestes a ser colocadas em consulta pública.