Notícias Notícias

Abac aponta crescimento das vendas de consórcios

Apesar de registrar retração no total de consorciados ativos, a entidade se mostra otimista quanto ao futuro
Fonte: ANEPS - 11 de Julho de 2017

10072017 (1).jpg

Abac aponta crescimento das vendas de consórcios


 
De janeiro a maio deste ano, as vendas de consórcios cresceram 7,8% sobre o total do mesmo período do ano passado, conforme anunciou a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) no dia 10 de julho.
 
O volume de negócios acompanhou esse movimento, registrando aumento de 24,7% sobre os R$ 29,11 bilhões de 2016. O tíquete médio foi 10,6% superior aos R$ 36,8 mil contabilizados em maio de 2016.
 
Nesse mês, seguindo a tendência dos anteriores, houve crescimento em cinco dos seis segmentos: veículos automotores leves e pesados, imóveis, serviços e eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis. O destaque ficou por conta de serviços, que manteve a liderança, com alta de 113,6%, seguido por eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, com 28,4%; veículos leves, com 19%; imóveis, com 12,7% e veículos pesados, com 11,5%. Somente o setor de motocicletas manteve percentual negativo de – 6,1%.
 
Apesar disso, o total de consorciados ativos voltou a se retrair, desta vez em 1,9%.
 
Mesmo diante dessa retração, Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac, se mostra otimista: “O cenário econômico tem sinalizado perspectivas positivas, apesar do quadro político permanecer instável e poder influenciar retroativamente os negócios. Mês após mês, desde janeiro, os diversos indicadores econômicos têm apontado para reversão de tendência, fato que nos permite crer na ampliação das vendas de novas cotas de consórcios para pessoas físicas e jurídicas”.