Imprensa Notícias

Com imóvel como garantia, crédito para quitar dívidas tem juros até 10 vezes menores

Prazo para pagamento do Crédito com Garantia de Imóvel também é mais vantajoso na comparação com o Cartão de Crédito, o Cheque Especial e o Empréstimo Pessoal.
Fonte: G1 - 14 de Junho de 2017

Três em cada 10 brasileiros têm algum tipo de empréstimo contratado em bancos ou outras instituições financeiras. De acordo com levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), do total de consumidores que recorrem ao crédito, 42% o fazem para quitar dívidas: é a principal finalidade do empréstimo pessoal no Brasil. Embora seja uma saída para regularizar dívidas, a escolha pelo empréstimo requer cuidados. Isso porque a taxa de juros pode ser até 10 vezes maior entre as operações de crédito existentes no mercado para este fim.

 

O rotativo do cartão de crédito, por exemplo, apresentou taxa de juros média de 14,31% por mês, em abril de 2017. A taxa de juros mensal do cheque especial foi de 12,30% e o empréstimo pessoal sem consignação chegou a 4,45%, em média, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC). No mesmo período, seria possível contratar Crédito com Garantia de Imóvel com uma taxa de juros a partir de 1,22% ao mês, além da correção do IPCA. E mais: com contratação toda feita pela internet.

 

Essa operação é possível na Bcredi, a fintech do Conglomerado Financeiro Barigui que é especializada em produtos de crédito imobiliário, como o financiamento e o refinanciamento (crédito com garantia de imóvel). O volume financeiro historicamente movimentado pela companhia dá mostras do potencial deste segmento: são mais de R$ 500 milhões em crédito contratado pelos clientes. “Nós estimamos que 70% dos imóveis brasileiros estejam disponíveis para serem usados como garantia”, afirma Maria Teresa Fornea, cofundadora da Bcredi.

 

Vantagens também para empreendedores
Além da taxa de juros reduzida, o Crédito com Garantia de Imóvel também é mais competitivo quanto ao prazo para pagamento da dívida, que é de até 180 meses, e quanto ao volume máximo de crédito disponível para o consumidor. Levantamento feito pela Bcredi, que gerou um comparativo de taxas e prazos entre quatro operações de crédito, constatou que o valor que um proprietário de imóvel pode obter em crédito imobiliário é 11 vezes maior do que seria possível com o rotativo do cartão de crédito, considerando o mesmo prazo e valor de parcela.

 

Essas vantagens fazem do Crédito com Garantia de Imóvel uma alternativa melhor também para empreendedores, como profissionais liberais, comerciantes e franqueados, entre outros. A contratação do crédito é pessoal, porém o empreendedor pode investir no seu negócio, com renda comprovada como pessoa jurídica, inclusive. Por apresentar uso livre, este crédito também pode ser usado por proprietários de imóveis que desejam construir ou reformar imóveis, inclusive aquele apresentado como garantia.

 

Descomplicado
Não bastassem as vantagens competitivas do produto, a Bcredi apostou em um novo modo de relacionamento com os clientes, a partir de um processo 100% online. Este é um benefício que representa agilidade para o cliente, o que pode ser conferido pelo prazo para liberação do financiamento: caso toda a documentação seja apresentada corretamente, o crédito pode ser liberado em até 10 úteis pela Bcredi. Tempo bastante inferior aos bancos tradicionais, cujos processos para liberação de crédito com imóveis como garantia podem facilmente consumir de três a quatro meses.