Notícias Notícias

Mercado do crédito imobiliário é tema de palestra com vice-presidente da Caixa

Evento em parceria da Caixa com Secovi Sul/SC e Sinduscon ocorreu nesta quinta, em Criciúma.
Fonte: W3 - 09 de Junho de 2017

Profissionais do ramo imobiliário e do segmento de construção civil do Sul catarinense prestigiaram a palestra do vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal (CEF), Nelson Antônio de Souza, na manhã desta quinta-feira, 8, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Além de falar sobre “Mercado do Crédito Imobiliário”, tema da palestra, ele também apresentou números da Caixa relacionados aos setores e abordou novas perspectivas para o mercado.
 
O vice-presidente fez questão de destacar que o setor de habitação no Brasil não parou, independente das dificuldades políticas e financeiras que o país enfrenta. Ao mesmo tempo, ele reforçou que o setor imobiliário não é para amadores, pois exige força e resistência para evoluir e se manter inserido nele.
 
Relacionado aos índices, Nelson afirmou que “há bastante espaço para crescimento do mercado imobiliário no Brasil. A participação do crédito imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ainda é de apenas 9,7%, número muito baixo quando comparado com países como África do Sul (22,5%), Portugal (59,2%) e o Reino Unido (75%)”.
 
Comprometida com o crescimento deste mercado, segundo o palestrante, a Caixa tem aumentado o seu volume de vendas em mais de 25% através do crédito imobiliário nos feirões de imóveis no comparativo 2016/2017. “A maior parte disto se deve ao Programa Minha Casa, Minha Vida, considerado um dos melhores programas de habitação do mundo. Desde 2009, quando foi criado, são somadas mais de 4,6 milhões de contratações por meio dele”, salientou Nelson.
 
Em parceria com a CEF, o Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon) estiveram envolvidos na organização do evento desta quinta. Para o presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino, o trabalho conjunto mostra o engajamento do setor imobiliário brasileiro e, principalmente, regional para atuar em prol dos mesmos objetivos: vencer os obstáculos e mostrar que este mercado continua produzindo e gerando resultados positivos.
 
Lançamento – Após a palestra foi aberto espaço para perguntas do público presente. O evento foi encerrado com o lançamento do 1º Salão do Imóvel de Criciúma, o qual acontecerá do próximo dia 23 até 25, no Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, em Criciúma, paralelo ao 13º Feirão Caixa da Casa Própria. O superintendente regional Sul de Santa Catarina da Caixa, Ricardo Bier Troglio, falou sobre a novidade:
 
“Trata-se de um único evento. Teremos o 1º Salão do Imóvel de Criciúma com as conhecidas vantagens do Feirão Caixa da Casa Própria. Haverá muitas ofertas, como 10 empreendimentos-lançamento, sendo oito deles dentro do Minha Casa, Minha Vida. As construtoras e imobiliárias também preparam valores reduzidos para agradar o público, então nossa expectativa é gerar R$ 35 milhões em volumes de negócios fechados”.