Notícias Notícias

Mercado financeiro volta a reduzir expectativa para inflação em 2017

Publicação que reúne as previsões de mais de 100 analistas mostra cenário com inflação em queda e volta do crescimento
Fonte: PORTAL BRASIL - 18 de Abril de 2017

Pela sexta semana consecutiva, o mercado financeiro melhorou as previsões para a inflação no Brasil. Nesta edição do Boletim Focus, as projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano passaram de 4,09% para 4,06%. Para 2018, o cenário também melhorou, de 4,46% para 4,39%.
 
O Boletim Focus é uma publicação semanal na qual o Banco Central reúne as projeções de cerca de 100 analistas do mercado financeiro. Eles fazem previsões para os indicadores econômicos mais importantes para a economia brasileira.
Esse cenário de inflação baixa ocorrerá em meio a um quadro de juros baixos e volta do crescimento econômico – um quadro que tem sido favorecido pelas reformas propostas pelo governo federal, como o teto dos gastos públicos e a reforma da Previdência. Essas mudanças têm sido fundamentais para garantir o crescimento sustentável no País.
 
Analistas que mais acertam
Entre os analistas que mais acertam as previsões, grupo chamado de Top 5, a expectativa é de que o IPCA fique em 4,03% ao fim do ano. A projeção anterior era maior, estava em 4,11%. Para 2018, a previsão está em 4,25%.