Notícias Notícias

Consumidor vai poder saber se tem boa pontuação de crédito na Serasa

Depois de fazer o cadastro de graça no site, pontuação aparece. ‘Score’ de crédito vai de 0 a mil: quanto mais perto de mil, melhor.
Fonte: G1 - 04 de Abril de 2017

A partir dessa semana, milhões de brasileiros vão ter acesso de graça a um dado essencial na hora de conseguir crédito.

Jéssica tentou comprar um guarda-roupa e não conseguiu.

“Tá escrito: nada consta no CPF. Mas o score é muito baixo”, lamenta a dona de casa Jéssica Leite Ferraz.
Assim como a Jéssica, muita gente que tem o crédito recusado recebe a mesma resposta que ela.

“O score está baixo, então a gente sabe que é a pontuação que está baixa”, diz a aposentada Maria do Carmo.
Ninguém empresta dinheiro para quem não conhece, não é mesmo? O risco de se dar mal é grande, às vezes, até mesmo com quem a gente conhece. Imagina então os bancos, as lojas, as financeiras. É aí que entra essa pontuação de crédito, o Score. Esses pontos são levados em conta na decisão deles emprestarem ou não dinheiro.
A partir desta quarta-feira (5), o consumidor vai poder saber, de graça, qual a pontuação que tem em um dos maiores bancos de dados do Brasil, a Serasa.

Depois de fazer o cadastro no site da empresa, a pontuação aparece.

Seu Joseildo participou nesta segunda-feira (3) de uma simulação.

“Fiquei sabendo e achei interessante”, diz o segurança Joseildo Oliveira Alves.

A pontuação de crédito vai de zero a mil pontos: quanto mais perto de mil, menor o risco de calote. E como isso é calculado?

É isso mesmo. Se o consumidor está com nome sujo, se tem muita dívida vencida, a pontuação cai. Por outro lado, quem toma empréstimo e paga a conta em dia faz a pontuação subir. O cadastro positivo pode ajudar a melhorar a posição também, já que ele vai indicar todas as contas de consumo pagas em dia como luz, água e telefone.

Se a a pessoa tem uma pontuação baixa, ela pode, sem dúvida, reverter. E como ela reverte isso? Pagando dívidas vencidas e também tendo os dados cadastrais atualizados. Entao é totalmente possível uma pessoa com score baixa, elevar esse score de uma forma rápida”, diz o presidente da Serasa Experian no Brasil, José Luiz Rossi.

Para Genilson, saber a pontuação é um primeiro passo para tentar entender o porquê o crédito para ele é sempre negado em lojas.
 
“É importante porque aí você tem como saber o que fazer para aumentar o score”, diz o enfermeiro Genilson Oliveira.