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Imprensa
Base de clientes da Zetra saltou 70%

Criadora de uma plataforma que tem ajudado milhares de brasileiros a passar pelo período de crise econômica por meio da contratação de crédito consignado, a fintech mineira Zetra avança em sua atuação no País e registra significativo crescimento em sua base de clientes. Há 16 anos, a empresa oferece uma solução para gestão de margem consignável, que facilita a relação entre as instituições financeiras e as empresas públicas e privadas que desejam oferecer a facilidade do crédito consignado a seus empregados. Em 2016, o faturamento da Zetra cresceu 15% em comparação com 2015 e registrou um incremento de 70% em sua base de clientes no mesmo período.
 
O fundador da empresa, Renato Araújo, explica que a empresa oferece soluções inovadoras para gestores de empresas públicas e privadas. Entre elas está o eConsig, plataforma para gestão de margem consignável que se tornou um dos principais cases do segmento no Brasil. Atualmente, a Zetra fornece o produto a 47 entidades financeiras no País, que, por sua vez, atendem 300 empresas, entre elas Coca­Cola, Ambev, Usiminas e Nestlé. Por meio do eConsig são processados, mensalmente, mais de 4,5 milhões de descontos que são consignados nas folhas de pagamento de 2,5 milhões de servidores públicos e mais de 100 mil empregados do setor privado.
 
Araújo explica que a ferramenta criada pela Zetra faz uma ponte entre as instituições financeiras e os empregadores, facilitando e até mesmo estimulando a oferta do crédito consignado. “A gestão manual do crédito consignado em uma empresa não é simples. Imagine uma grande empresa, com muitos funcionários e muitas instituições financeiras pedindo os descontos sobre as folhas de pagamento. O eConsig automatiza esse processo e garante que nenhum dos descontos supere o limite de 30% dos salários”, explica. Segundo ele, muitas empresas que não ofereciam a facilidade por causa da dificuldade da gestão mudaram de ideia quando conheceram a plataforma da Zetra.
 
O executivo destaca que, além de facilitar a gestão, o eConsig ainda permite uma personalização de acordo com o interesse do empregador. O gestor da empresa pode, por exemplo, definir que o empréstimo não pode passar de 48 meses ou, ainda, determinar a taxa máxima de juros, prevenindo o endividamento de seus empregados. Araújo afirma que a Zetra tem investido em uma plataforma cada vez mais completa, assim como um atendimento de qualidade. “Tanto as instituições financeiras quanto os gestores das empresas são muito exigentes e, por isso, estamos sempre atentos para oferecer um serviço que atenda à demanda desse público”, diz. 
 
O esforço parece valer a pena, tendo em vista que a empresa conquistou, no ano passado, uma das melhores pontuações do Global Net Promoter Score (NPS), indicador que mensura a lealdade dos clientes em empresas do mundo inteiro. A Zetra alcançou 72 pontos, entrando no seleto grupo das empresas da Zona de Qualidade (NPS entre 50 e 74) e ainda se posicionando à frente de multinacionais como a Apple e FedEX.
 
O crescimento da empresa no ano passado também é uma prova de sucesso das estratégias. A Zetra cresceu 15% em faturamento e 70% em número de clientes em relação a 2015. Para 2017, a meta é crescer, pelo menos, os mesmos 15% em relação a 2016. O executivo também destaca que a empresa vai investir em novos produtos e na ampliação da base de clientes. 

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