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Imprensa
Gestão de crédito e cobrança, como gerir as agências de cobrança

O processo de recuperação de créditos se sofisticou muito nos últimos anos. Uma série de eventos demandou tal sofisticação, dentre eles a inflação controlada, a concorrência, a eficiência operacional e novas ferramentas tecnológicas.

 

O mercado de recuperação de créditos atualmente conta com departamentos altamente especializados dentro das organizações que vendem a crédito e, também, com agências terceirizadas especializadas nesta atividade. Ainda neste contexto, frequentemente é observado no mercado a relação de parceria entre empresas que possuem departamentos de recuperação de créditos, que realizam boa parte do processo de cobrança das dívidas, e agências terceirizadas de cobrança. Esta relação existe sobretudo para maximizar a recuperação do crédito inadimplente, uma vez que a expertise de algumas empresas especializadas em cobrança adiciona valor a todo processo de recuperação.


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A qualidade da relação entre as empresas que vendem a crédito e as agências de cobrança, entretanto, é fundamental para que haja efetivo valor agregado ao processo. Quando uma empresa de determinado ramo de atividade contrata uma agência de cobrança, ela está sujeita a qualidade do trabalho da agência, que em muitos casos carece de infraestrutura tecnológica adequada e equipe profissional capaz de analisar e criar estratégias que maximizem a recuperação dos créditos. A ausência de um sistema eficiente de cobrança, por exemplo, responde por baixos índices de recuperação, dado que questões como falta de controle de filas de cobrança, relatórios analíticos e lentidão em processos impede melhor desempenho operacional.

 

Pensando nos desafios enfrentados pelas empresas que contratam as agências de cobrança, o sistema profissional de gestão de cobrança BWCS (www.bwcs.com.br) oferece a única solução do mercado capaz de unir a necessidade de melhor controle e auditoria pelas empresas contratantes com a expertise das agências de cobrança. A solução BWCS consiste em uma única plataforma que integra o departamento de cobrança do contratante com a agência de cobrança, assim, todo o processo de cobrança é gerenciado por uma única plataforma permitindo o uso simultâneo entre o contratante e a agência de cobrança. Trata-se de uma solução ganha-ganha, pois além de todos os recursos estarem à disposição de ambas as empresas, o sistema ainda oferece tudo isso como serviços (leia-se SaaS - Software as a service), que representa ausência de custos de infraestrutura e elevada segurança da informação. Há, também, ganhos adicionais como os dados cadastrais instantaneamente compartilhados e a ausência de processos de prestação de contas, comumente observados nestas relações.

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