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Imprensa
Procon explica alterações feitas pelo Banco Central

Toda operação de crédito contratada pelo consumidor, acima de R$ 200, agora deve ser informada ao Banco Central, na base de dados do SCR – Sistema de Informações de Crédito. Antes, o repasse das informações só era obrigatório com valores superiores a R$ 1 mil.

 

Diante dessa medida, o Procon Goiás explica o que isso influencia na vida do consumidor. Segundo o órgão, um consumidor que paga todas as suas contas rigorosamente em dia, não possui registro no SPC ou Serasa, possui comprovante de renda e na hora de comprar um produto financiado, ou tomar um empréstimo, recebe a informação de que o crédito não foi aprovado.

 

O responsável por essa negativa do crédito pode ser o famoso SCR, do Banco Central. Neste sistema, todas as informações de crédito contratada pelo consumidor, acima de R$200,00, estão sendo disponibilizadas, como:

empréstimo, financiamento, despesas e saques realizados no cartão de crédito, pagamento do valor mínimo, etc.

 

Desta forma, explica o Procon, ainda que o consumidor esteja com o nome limpo, rigorosamente em dias com suas obrigações financeiras e ter apresentado o comprovante de renda, o banco poderá negar o crédito. Isso acontece porque a instituição analisa os dados fornecidos pelo Sistema de Informações de Crédito e a renda apresentada pelo consumidor. Caso não esteja apto a assumir novos compromissos, o banco apresentará a negativa de crédito.

 

Contudo, este sistema não é um cadastro negativo, pois nele são informados tantos os atrasos, como os pagamentos realizados pontualmente. Ele poderá, entretanto, servir para facilitar contratação do crédito, caso o consumidor possua capacidade para novas contratações.

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