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Imprensa
Conheça mecanismos que ajudam a evitar clonagem de cartões de crédito

É cada vez mais comum as pessoas terem cartões de crédito, com isso, a quantidade de fraudes relacionadas com cartões acabam aumentando. Fraudadores têm conseguido novas formas de clonar os cartões, mas existem mecanismos que ajudar os consumidores de São José do Rio Preto (SP) e região noroeste paulista a amenizar o problema.


Na fatura do cartão de crédito da empresa do Renato do Nascimento constam os gastos do último mês. Nela aparecem compras feitas em Curitiba (PR) e no Rio de Janeiro (RJ), locais que Renato nunca chegou a visitar.

 

Quando a fatura chegou, o empresário buscou informações junto à instituição financeira que administra o cartão e descobriu que o cartão tinha sido clonado. “Fiquei desconfiado e preocupado ainda mais. Mas é impossível viver sem cartão de crédito nos dias de hoje”, diz o empresário.


Os dados do cartão da auxiliar administrativo Carolina Carvalho, também caíram nas mãos de criminosos que fizeram compras em sites de apostas e de jogos. Foram realizados vários pagamentos em dólar. “Os ladrões usaram o cartão até o limite acabar. Eles só pararam com os gastos porque acabou o limite do meu cartão. Invadiram minha privacidade e os meus dados” afirma Carolina

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De acordo com o Serasa, a cada 15 segundos há uma tentativa de fraude a cartão de crédito no Brasil. Por mês, são registrados 150 mil casos no país. Número bem acima do registrado nos anos anteriores.

 

Ainda de acordo com o órgão, esses dados aumentaram porque os consumidores mudaram os hábitos nos últimos anos, A população prefere realizar a compra utilizando o cartão do que fazer o pagamento em dinheiro. Nem todas as redes ou sites são seguros, devido a isso, as informações e códigos de segurança vão parar nas mãos de aproveitadores.

Segundo dados de uma empresa especialista em crédito, 33% dos brasileiros já sofreram algum golpe financeiro. Para o professor de segurança na internet, Adriano Mauro, é preciso ter cuidado antes de sair entregando os dados sem um conhecimento prévio do lugar onde a compra esta sendo concretizada. “Existem algumas coisas que o consumidor pode fazer para diminuir os golpes. O uso de dois cartões, um deles com limite baixo para a realização de compras do dia a dia. Ou então habilitar o serviço de mensagens quando alguém fizer uma compra utilizando o cartão”, afirma o professor de segurança.

A Polícia Civil não tem uma estatística de quantas fraudes envolvendo cartões de crédito foram registradas nos últimos dias, mas diz que vem trabalhando para chegar aos estelionatários.

“É feito um trabalho investigativo por meio de onde o crime ocorreu, seja loja física ou pela internet. Dessa forma fazemos o caminho inverso para tentar chegar até a identificação desse criminoso”, afirma o delegado de polícia, Fernando Ted.

E quando se fala de golpes de cartão de crédito é preciso se proteger ao máximo, porque muitas vezes a sabedoria popular já deu o alerta. A ocasião faz o ladrão. “Se o consumidor tiver alguma dúvida sobre o local da compra, o melhor a ser feito é não inserir dos dados pessoas nem os dados bancários”, finaliza o delegado.

 

 

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