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Imprensa
Empresas de tecnologia desafiam bancos com serviços mais eficientes

Os grandes bancos correm o risco de perder nos próximos anos parte do setor de pagamentos de varejo, desafiados por empresas de tecnologia, que oferecem serviços mais eficientes.

Stephen Ley, especialista da consultoria Deloitte, afirmou que o controle bancário sobre os sistemas de pagamento não vai perdurar, porque as companhias de tecnologia financeira "vão começar a ganhar mais presença no mercado".

Fazer um pagamento hoje por meio de um aplicativo instalado em celular, por exemplo, em geral ocorre com o uso de um cartão de crédito ou débito cujos dados estão armazenados no app.

Mas, no futuro, um número maior de aplicativos permitirá pagamento diretamente de uma conta bancária, e não por meio de um cartão –o que significa que os bancos perderão faturamento.

Na Europa, um estudo da consultoria Deloitte estima que o mercado de pagamentos para os bancos da região vai chegar a € 139 bilhões até 2030, um valor € 22 bilhões inferior ao que poderia ser atingido, não fosse o efeito causado pela tecnologia.

Esse mercado representa hoje um quarto da receita dos bancos de varejo europeus.

A ascensão de novos serviços de pagamentos se segue a mudanças significativas de regulamentação que reduzem o custo de entrada.

No Reino Unido, por exemplo, as autoridades regulatórias estão permitindo que novos bancos e companhias digitais disputem o mercado de pagamentos instantâneos.

"Muitas das grandes companhias de tecnologia agora podem oferecer aos consumidores acesso fácil a fundos, com sistemas alternativos e de custo mais baixo", diz Ley. "Elas já contam com um exército de clientes leais, com marcas fortes e operações em larga escala".

E ele advertiu que "alguns bancos estão ficando para trás em termos de investimento em tecnologia financeira".

Um relatório da YouGov e do escritório de advocacia Pinsent Masons constatou que os grandes bancos comerciais britânicos enfrentam mais ameaça de perder clientes para o PayPal ou WePay do que para bancos de médio porte como Virgin Money ou Metro.

START-UPS

Mais bancos buscam colaborar com companhias de tecnologia financeira, com muitos deles criando fundos próprios de inovação para bancar start-ups digitais. Gigantes como Goldman Sachs e JPMorgan estão investindo no desenvolvimento de tecnologia própria envolvendo sistema de pagamentos.

Porém, pesquisas da Vocalink, que fornece serviços de rede de pagamentos, constataram que os consumidores antecipam que são os bancos, e não empresas de tecnologia, que liderarão na adoção dos pagamentos móveis.

Os resultados mostraram que metade dos 5.000 entrevistados identificou empresas bancárias como principais condutoras no processo que os levaria a começar a usar a tecnologia de pagamentos móveis.

"Os grandes bancos têm a maior oportunidade, porque os serviços bancários e os pagamentos móveis são vistos pelos consumidores como extensão de um relacionamento já existente", diz Cara O'Nions, da Vocalink.

Ela avalia, no entanto, que os bancos, apesar da vantagem, devem agir rapidamente para tornar os pagamentos móveis a "nova norma" caso desejem dominar esse serviço na frente dos rivais.



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