institucional Histórico

Fundada em 17 de agosto de 2001, a Associação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços (ANEPS) tem pautado sua atuação pela defesa do desenvolvimento e da organização do segmento, que tem papel fundamental na história do mercado de crédito ao consumo no Brasil e apresenta elevado potencial de expansão. As empresas Prestadoras de Serviços ao Consumo (Promotoras de Vendas) surgiram para atender à demanda do mercado, que precisava de um canal comercial apropriado para modernizar e racionalizar sua estrutura de atendimento na intermediação e encaminhamento das propostas de crédito. Essas empresas, atualmente já espalhadas por todo o País, prestam serviços ao comércio e ao mercado consumidor, que foram terceirizados pelo credor ou financiador e são independentes. Elas atuam no estrito respeito à legislação vigente, com destaque para a Resolução 3.156 do Banco Central e ao Código de Defesa do Consumidor. Portanto, prazos, taxas, modalidades, acordos e aprovações de crédito são decisões exclusivas dos financiadores ou credores.

 

A ANEPS é uma entidade representativa que tem por objetivo congregar e defender os interesses das Promotoras de Crédito e Correspondentes no País.

 

Desde sua fundação seus esforços são empregados na consolidação da atividade, bem como, na criação de categoria empresarial profissional que dê suporte as atividades, tanto nos aspectos fiscais e tributários, quanto do ponto de vista do trabalho e emprego.

 

De lá para cá, a entidade tem obtido o reconhecimento de uma parcela expressiva do mercado, através de sua participação em alguns dos principais eventos ligados ao setor do crédito e ao estabelecimento progressivo de canais de diálogo com entidades representativas de diversos segmentos da economia.

 

PRINCIPAIS OBJETIVOS

 

  • Representar os associados e seus interesses;
  • Reconhecimento da categoria:
    • Constituir sindicato de classe patronal a nível nacional;
    • Promover através dos canais adequados a formação de sindicato classe laboral correspondente a nível nacional;
  • Promover o desenvolvimento das empresas e funcionários por meio de cursos, seminários, congressos, feiras e eventos;
  • Oferecer suporte jurídico de maneira coletiva às atividades de seus associados;
  • Manter relacionamento e pautas positivas junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como com os órgãos reguladores, fiscalizadores e de defesa do consumidor;
  • Manter relacionamento e pautas positivas com outras associações e entidades que se relacionem com a categoria através da cadeia produtiva.